GATOS E CORONAVIRUS

Tudo que você precisa saber a respeito da relação dos Gatos com o CoronaVírus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEU GATO PODE CONTRAIR O COVID-19 (CORONAVÍRUS)?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NÃÃOOOOOO!!

Hoje vamos falar de um assunto que precisa ser levado a sério, o COVID-19 (Coronavírus).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo a nossa amiga e médica veterinária especialista em felinos Aline Floriano, não há evidências de que gatos e cães contraiam e desenvolvam a doença que tem aterrorizado os humanos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Contudo, é importante frisar que os gatos podem carregar o vírus que se deposita em seu pelo ou patas, caso tenham contato físico com alguma pessoa que esteja infectada, porém NÃO DESENVOLVEM NENHUM TIPO DE SÍNDROME GRIPAL OU RESPIRATÓRIA como acontece conosco.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Desta forma, eles funcionam como um agente transmissor assim como qualquer outro objeto que seja tocado por alguém infectado (uma caneta, maçaneta, corrimão, chaves, celular, etc).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta situação pode ser facilmente resolvida com uma limpeza mecânica no gatinho (banho a seco ou banho convencional). Se você estiver com alguém infectado com COVID-19 em sua casa, basta cuidar para que ele não circule entre os ambientes com a pessoa infectada e as outras pessoas não infectadas, ou caso o gato fique solto entre os ambientes, que seja realizado uma limpeza mecânica sempre que ele sair do cômodo de quarentena para o outro. (Veja mais em Como limpar seu gato de COVID19)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maior recomendação dos órgãos de saúde aos humanos até o momento é o isolamento, se possível só sair de casa em caso de necessidade real e manter hábitos frequentes de higiene, por isso aproveitem esses dias e desfrutem ótimos momentos com seus gatos, interajam com eles e brinquem sem medo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Justos e munidos de informação vamos derrotar o vírus e proteger os gatinhos da ignorância e falta de conhecimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS PERIGOS DO ÁLCOOL EM GEL PARA OS GATOS

 

Estamos passando por momentos apreensivos, onde a pandemia de COVID-19 está cada vez mais alastrada pelo mundo e em nosso país os índices de infectados crescem a cada dia.

 

Por mais que não haja motivo para pânico, é super importante que nós tomemos certas atitudes que podem nos prevenir do contágio e transmissão do Coronavírus. No momento, o maior conselho da OMS para prevenção de contágio do COVID-19 é o isolamento na medida do possível e a boa higienização das mãos, além do uso do álcool em gel.

 

É muito importante que os humanos saibam dos perigos de utilizar o álcool em gel em seus gatinhos. 

 

Segundo a nossa amiga e veterinária especialista em gatos Doutora Luciana Deschamps. As substâncias contidas no álcool podem ser extremamente perigosas para gatos, pois eles têm o hábito de se lamber e, consequentemente, ingerir o conteúdo.

 

Existem muitos relatos de forte irritabilidade na pele e no olfato, diminuição do PH, além de expor o animal a outros agentes patológicos.

 

Se consumido em grandes quantidades os danos podem ser ainda piores como:

  • Desidratação, que pode ser acompanhada de sede excessiva.
  • Vômitos e nauseas
  • Alterações comportamentais: hiperatividade, ansiedade, nervosismo, medo excessivo, hipersensibilidade, agressão, etc.
  • Desmaios.
  • Diarreia.
  • Convulsão.
  • Formação de espuma pela boca.
  • Colapso.

Sabemos que o amor que temos por nossos felinos é gigantesco e queremos que eles fiquem protegidos e limpos também, porém NÃO UTILIZE ÁLCOOL EM GEL EM SEU GATINHO!

 

Pode ficar tranquilo, caso não haja nenhuma pessoa infectada na sua casa e o gatinho não tenha acesso à rua, não há o risco de que ele se torne um transmissor do COVID-19, conforme informamos neste texto acima.

 

Desejamos que todos fiquem bem e protegidos, humanos e gatinhos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO MANTER A HIGIENE DO SEU GATINHO DURANTE O SURTO DE COVID-19

Já falamos que os gatos, NÃO desenvolvem nenhum tipo de síndrome ou doença respiratória/gripal e NÃO SÃO INFECTADOS POR COVID-19, mas eles merecem ter uma atenção extra com a sua higiene, assim como você.

Segundo a nossa amiga farmacêutica e veterinária Paula Traldi. Além do excelente trabalho felino em se higienizar através da lambedura, existem algumas ações que você, humano, pode fazer com os gatinhos para ajudar ainda mais nessa limpeza.

- Quando chegar da rua, primeiro lave as mãos, tire os tênis e a roupa e deixe a bolsa em um local isolado e só depois de tudo isso faça carinho no seu gatinho, eu sei que da vontade de agarra-lo imediatamente, mas ele vai entender.

- Caso o gatinho tenha acesso a rua, pelo menos nesse próximo período, mantenha-o em casa. Se ele estiver estressado com isso, aproveite para brincar mais com ele, com varinhas, laser, bolinhas de papel, mas caso ele saia mesmo assim, quando ele voltar de um banho seco com uma toalinha descartável. 

- É muito importante lembrar NÃO UTILIZE, SOB NENHUMA HIPÓTESE, ÁLCOOL GEL em seu gatinho, isso é extremamente tóxico para ele.

- Em último caso, se o gatinho tiver acesso a uma pessoa infectada, que esta em isolamento em sua casa, deixe o animal o tempo inteiro com ela ( afinal será uma ótima companhia ) ou caso que ele saia e circule entre os ambientes, basta dar um banho convencional que fica tudo resolvido. Lembrando que banhos não são a primeira indicação e que alguns gatos ficam estressados mas pode ser uma medida utilizada em casos de preocupação extra.

O mais importante de tudo é: JAMAIS, NUNCA, SOB HIPÓTESE ALGUMA, abandone seu gatinho, ele é seu companheiro e vai ajuda-lo a passar por esses tempos difíceis

Por fim, podem ficar tranquilos Aproveite esses próximo período de recolhimento para curtir mais momentos com ele, brincar e curtir cada segundo com tranquilidade e amor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE A PIF FELINA TEM A VER COM CORONAVÍRUS?

A PIF (Peritonite Infecciosa Felina), é uma enfermidade que acomete os gatos e ela é causada por um tipo de Coronavírus DIFERENTE do que causa COVID-19

Segundo nossa amiga e médica especialista em felinos @vet.debeepaulino, podemos falar de uma maneira simplificada que o Coronavírus tem VÁRIOS subtipos, e para nossa sorte o subtipo que causa o COVID-19 não afeta nossos amiguinhos peludos, assim como o subtipo que causa a tão temida PIF não afeta nós humanos, veja no infográfico que preparamos.

Os sintomas também são diferentes, o nosso corona desenvolve sintomas gripais, como uma pneumonia, já o dos gatinhos causa problemas gastro intestinais. Mas em ambos os casos são recomendados o fortalecimento da imunidade para combater os males causados pelo vírus.

Por isso não existe NENHUM RELATO de que os gatos possam ser infectados pelo COVID-19 que tem nos causado tanta preocupação, mas assim como você tem tido muitos cuidados de higiene extra com as mãos, sapatos, roupas que tiveram acesso a rua, redobre também o seu cuidado com o seu gatinho.

Não deixei seu gatinho ter acesso a rua (pelo menos no próximo período).

Quando chegar em casa, lave as mãos antes de fazer carinho no seu gatinho

Não use álcool gel para limpar o gatinho, isso é tóxico pra ele.

LEMBRANDO NOVAMENTE. O gatinho não se infecta, não desenvolve a doença basta higieniza-lo assim como tem feito com suas roupas e mãos.
 
 

 

 

 

VETERINÁRIOS SUPER ESPECIALISTAS em felinos que contribuiram, e contribuem sempre, para que a gente possa continuar fazendo esse material informativo e de qualidade ( Obrigada a todos )

 

- ALINE FLORIANO : (13) 97410 6264 - aline.petrolini@gmail.com

 

- LUCIANA DESCHAMPS : Clinica Senhor Gato    

 

- PAULA TRALDI : Responsável técnica da equipe CatMyPet

 

- DEBEE PAULINO : @vet.debeepaulino ( insta ) - contatomaisgato@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Sobre a loja

A CatMyPet é uma marca especializada em gatos, pensamos em cada detalhe, na preferência e na necessidade dos felinos e com isso desenvolvemos os melhores produtos do mercado, reconhecidos internacionalmente.

Social
Pague com
  • Pagar.me
  • Depósito Bancário
  • Pagamento na Entrega
Selos

CatMyPet Comercio de presentes ltda - ME - CNPJ: 17.216.196/0001-59 © Todos os direitos reservados. 2020